A Nestlé R&D anunciou uma parceria com o IBM Research para criar soluções de embalagens de alto desempenho por meio de inteligência artificial e deep tech. O objetivo é identificar materiais com elevada barreira a umidade, oxigênio e variações térmicas, reduzindo o uso de plásticos virgens e promovendo embalagens mais recicláveis e funcionais.
Para viabilizar esse avanço, as equipes construíram uma base de conhecimento de materiais de barreira — pública e proprietária — usando técnicas de processamento de texto e dados químico-moleculares. Em seguida, um Chemical Language Model foi ajustado (“fine-tuned”) para representar precisamente as estruturas moleculares desses polímeros e compostos.
Na etapa seguinte, aplicaram o Regression Transformer, tecnologia desenvolvida pelo IBM Research, que correlaciona características estruturais chave com propriedades físico-químicas desejadas. Com isso, o modelo passa a propor novos materiais de alta barreira, capazes de proteger ingredientes sensíveis contra degradação causada por umidade, temperatura ou oxigênio, ao mesmo tempo em que avalia custo, reciclabilidade e compatibilidade com segurança alimentar.
Com perspectiva de amplo uso interno e oferta de co-desenvolvimento a parceiros, a Nestlé pretende integrar as soluções de IA já em pilotos de embalagens mono-material e à base de papel até o fim de 2026.